sábado, 13 de abril de 2013

8) VOU TER UM INFARTO OU AVC PORQUE A PROTEÍNA C REATIVA INDICA RISCO CARDIOVASCULAR ALTO?






Não há como saber.

Todos corremos riscos no dia a dia, como o risco de ser atropelado, de ser assaltado, de sofrer um acidente de carro, etc. Apesar do risco alto de que tais eventos ocorram em nossas vidas, nem todas as pessoas são atingidas.

Risco cardiovascular alto significa apenas que, em um grupo de pessoas com risco alto ocorrem mais infartos e AVCs do que em um grupo de pessoas com risco cardiovascular médio ou baixo mas, quando se avalia um novo grupo semelhante, não há como saber quais das pessoas que apresentam risco alto serão atingidas.

A verdade sobre os estudos estatísticos que mostraram risco cardiovascular alto é que a maioria das pessoas monitoradas não sofreu nem infarto nem AVC, apenas o número total desses eventos foi maior nesse grupo do que nos grupos de risco médio ou baixo. É importante notar que, embora em menor número, também ocorreram infartos e AVCs em pessoas com risco médio ou baixo. 
E é mais importante notar que, em todos os grupos, a maioria das pessoas não sofreu nem infarto nem AVC.

Preocupação excessiva com risco cardiovascular alto é uma doença psiquiátrica, assim como não sair de casa por medo de ser atropelado ou assaltado também é.

Para viver, precisamos correr riscos...

A informação sobre o risco cardiovascular obtida através da dosagem da proteína C reativa deve ser usada pelo médico para prevenir eventos.

Saber que o risco cardiovascular é alto deve ser um estímulo para a pessoa aderir à prevenção e não deveria se tornar um pesadelo para ninguém.


VEJA A SEGUIR COMO SABER SE HÁ ALGUMA DOENÇA CAUSANDO O AUMENTO DA PROTEÍNA C REATIVA





INÍCIO     ANTERIOR     PRÓXIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é possível comentar as postagens do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.