sábado, 13 de abril de 2013

11) O USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS DIMINUI O NÍVEL DE PROTEÍNA C REATIVA EM QUEM TEM RISCO CARDIOVASCULAR ALTO?





Não.

Ao contrário do que a palavra "anti-inflamatório" sugere, o uso desses medicamentos aumenta mais o risco cardiovascular e, de fato, o uso de anti-inflamatórios em quem tem risco cardiovascular alto, deveria ser feito somente após cuidadosa avaliação do risco existente e do benefício esperado do medicamento.

Pensar que "anti-inflamatórios" combatem a "inflamação" e por isso diminuem a proteína C reativa é um raciocínio mitológico baseado apenas na semelhança entre as palavras "inflamação" e
"anti-inflamatórios", supondo que, por serem "anti-inflamatórios", esses medicamentos devem combater e eliminar a inflamação. Entretanto, essa lógica existe apenas no significado literal das palavras.

Na prática, apesar do significado das palavras sugerir o contrário, o uso de anti-inflamatórios por qualquer motivo aumenta o risco cardiovascular (leia PARA QUE SERVE O EXAME PROTEÍNA C REATIVA - PARTE 2).




INÍCIO     ANTERIOR

2 comentários:

  1. Achei as informações sobre a Proteína C Reativa maravilhosas, de fácil entendimento e me ajudou a tirar diversas dúvidas.Gostei demais.
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto numa linguagem acessível.

    ResponderExcluir

Não é possível comentar as postagens do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.