quinta-feira, 28 de março de 2013

6) COMO SABER SE ALGUÉM ESTÁ DOENTE SE A PROTEÍNA C REATIVA ESTÁ AUMENTADA?




Proteína C reativa aumentada significa que há morte não-natural de células ocorrendo mas não significa que a pessoa esteja doente.

Morte não natural de células provavelmente ocorre todos os dias, em todas as pessoas, enquanto o corpo enfrenta ataques de vírus e bactérias que são eliminados pelo sistema de defesa do organismo antes de provocarem uma doença ou quando sofre traumatismos e ferimentos menores que são reparados sem que percebamos o que está acontecendo. Essas situações podem resultar em aumentos transitórios da proteína C reativa e não significam doença.

A doença é um estado anormal do organismo que altera o funcionamento de um ou mais órgãos e por isso produz sintomas.

O que caracteriza uma doença são os sintomas que produz, não é a proteína C reativa aumentada.

Podemos ver aumentos de proteína C reativa em pessoas sem sintomas e podemos ver pessoas com sintomas em que a proteína C reativa não aumenta.

Às vezes uma pessoa não tem sintomas mas apresenta uma alteração ao exame físico que permite a identificação de uma doença.

Além disso, há doenças - como o câncer - que apresentam fases sem sintomas e causam sintomas somente depois de algum tempo. Para casos assim, existem exames de prevenção, ou seja, exames para descobrir doenças sem sintomas antes que produzam os primeiros sintomas, pois o tratamento no início da doença dá melhores resultados.
A dosagem de proteína C reativa, entretanto, não é um exame para a identificação de doenças sem sintomas.

Apenas através da análise dos sintomas e das alterações do exame físico que possam haver é que o resultado aumentado da proteína C reativa pode ser interpretado para saber se significa doença ou não.
Por isso, para prevenir as doenças que causam inflamação nas articulaçōes, não adianta fazer exames de proteína C reativa indiscriminadamente; a prevenção é feita consultando um reumatologista quando surgirem os primeiros sintomas das doenças (leia PARA NÃO CONSULTAR UM REUMATOLOGISTA).



INÍCIO     ANTERIOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é possível comentar as postagens do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.